Primeiras palavras?


Primeiras palavras. Porque nomear meu primeiro blog desta maneira? Eu mesmo não sei ao certo a reposta. Inocência minha, quando me dispus a criar este blog, nem por um momento me ocorreu que ele teria que ter um nome. No entanto, quando a ocasião chegou, estas palavras vieram a minha cabeça e se recusaram a sair. De alguma maneira, nenhum outro nome parecia certo.

Já que a minha mente parecia decidida, restou-me destrincha-la para tentar entender o que estas palavras significavam para mim. A única conclusão a que cheguei foi que o encanto que as palavras sempre me provocaram, sejam faladas ou escritas, e que parece ter surgido muito antes que eu as entendesse, se sobrepôs na hora da minha decisão.

Há mais tempo do que minha memória alcança, esse fascínio já se mostrava presente, sempre citado por meus familiares como uma prova de que a leitora ávida que me tornei já existia em mim de berço. Afinal, quantas crianças de 1ano e meio/ 2 anos tem como passatempo preferido folhear livrinhos infantis e revistinhas, criando para si mesma estórias mil a partir daquelas  imagens, a ponto de pessoas desconhecidas  terem a errônea impressão de que ela está realmente lendo? Arrastar os livrinhos para a cama dos pais pedindo a eles que lessem só mais um pouquinho? Essa última atitude, na verdade, durou até eu começar a ser alfabetizada, para o desespero do meu pai que nunca foi muito fã da leitura, muito menos nas manhãs de domingo. Eu cheguei a prometer a ele que aquilo só duraria até que eu pudesse ler por mim mesma, promessa que só descumpria as vezes, com saudade daqueles nossos momentos juntos.

O meu amor pelas palavras só fez crescer após minha alfabetização, afinal, além da liberdade da capacidade de leitura, eu agora podia também me expressar por escrito. Minha mãe guarda com muito zelo meus primeiros versos e historinhas, escritos a partir dos 6 anos e cheio de errinhos ortográficos, bem como todos os outros que vieram enquanto eu crescia. E foram muitos, acredite (com o tempo provavelmente compartilharei alguns por aqui). Diários, tenho tantos que guardo todos numa grande caixa, acompanhando minha vida dos 6 anos aos 18, quando finalmente o tempo curto acabou me fazendo abdicar deste costume.

Eu ainda conheci intimamente cada biblioteca das instituições de ensino por que passei, numa delas fui informada recentemente que ainda não conseguiram bater o meu recorde de leitura. Ou seja, fica claro pra mim, e pra quem me conhece um pouco melhor, que me tornei uma escrava consciente das palavras desde as primeiras que ouvi. Acho que daí surgiu o nome do blog.

Já o blog surgiu da necessidade de voltar a escrever algo que não sejam resumos e trabalhos científicos, maioria das minhas produções literárias nos últimos 6 anos. Meu espírito tem se ressentido dessa ausência de expressão pelas palavras. Pensei até em recomeçar os diários, mas certo dia, lendo o blog de um novo amigo, percebi que poderia ser interessante compartilhar meus pensamentos, assim como gosto de ler os dos outros. A idéia germinou e aqui está o resultado.

Você que está lendo esse texto agora, peço apenas que entenda, não tenho pretensões a escritora e sei que o que escrevo nem sempre agradará a todos que lerem. Aqui estarei apenas compartilhando um pouco de mim , então sejam gentis com as críticas e guardem de minhas palavras apenas aquilo que lhes for interessante e agradável.

Boa noite e fiquem bem!

Comentários

  1. Ola Jousie, que bom vc ter criado seu cantinho virtual. sucesso nas suas postagens. Deus te abençoe. bjs mil

    ResponderExcluir
  2. Ah, que vontade de ter meus cadernos de mil novecentos e antigamente... Tudo foi pro lixo. Seu cantinho virtual está bem aconchegante. Nos alimente com suas palavras :-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário