Ironia do destino


"Well life has a funny way of sneaking up on you
When you think everything's okay and everything's going right.
And life has a funny way of helping you out when
You think everything's gone wrong and everthing blows up in your face." 
Ironic - Alanis Morissette 
(Bem, a vida tem um jeito engraçado de aprontar com você quando você pensa que tudo está O.K. e tudo está indo bem. E a vida tem um jeito engraçado de te ajudar quando você pensa que tudo está dando errado e tudo explode na sua cara.)

Quem nunca passou por aquele momento em que se tem certeza que o destino esta de brincadeira com você? Realmente disposto a puxar o seu tapete e ver você rebolar pra ficar de pé? Bem, se você nunca passou por um desses momentos, fique feliz com sua sorte. Deus sabe que já passei por inúmeros! Na verdade, foram tantos que chego a ficar de sobreaviso quando tudo parece muito bem.

É aquela típica situação: A internet que se recusa a funcionar justo no dia que você mais precisa, o trânsito lento quando você não pode se atrasar de jeito nenhum pra um compromisso, os inúmeros aparelhos e objetos essenciais que estragam bem naquele mês que você está mais apertado financeiramente, é aquela gripe, infecção e doenças afins que te obrigam a ficar de repouso bem na semana em que você mais tinha obrigações inadiáveis a cumprir. Ou, como no meu caso, os bancos que entram de greve, entre eles a minha agencia, justo no mês em que meu cartão expira e o novo ainda não chegou. Se não bastasse, próximo a uma viagem para o exterior, quando precisarei tomar medidas como contratar seguro de saúde e liberar o uso internacional do cartão. E aí, o que dá vontade fazer? Além de xingar o universo por conspirar contra você, a vontade que dá é sentar e chorar, não é mesmo?

Pensando racionalmente, tenho consciência que as coisas acontecem porque tem que acontecer, independente das vidas que vão afetar e, certamente, não por perseguição do destino. Na verdade, usando a lógica, posso até afirmar que uma mesma situação pode ser recebida como uma maldição para uns e uma benção para outros. No caso das greves, por exemplo, enquanto para alguns significará um enorme transtorno, para outros significará um tempo livre mais que necessário para resolver alguma tribulação. E, por mais difícil que seja pensar em algo positivo (e muito menos racionalmente) quando estou do lado negativo desta balança, me lembrar disso até traz algum consolo.

Além disso, mantendo a idéia de um mesmo fato afetando de maneiras opostas a vida das pessoas, tenho que assumir: Muitas vezes, quando parecia que tudo estava dando errado e ruiria a qualquer momento, o destino foi solidário e, agindo através das benditas coincidências, fez tudo se resolver e terminar bem. Foi o ônibus que estava no ponto bem na hora em que cheguei, num dia em que perdi a hora de acordar e não podia me atrasar; o desconto inesperado numa compra (ou conta) naquele mês de aperto financeiro; é aquela ajuda amiga para finalizar um trabalho no último dia de entrega, e por aí vai...

Olhando para trás percebo ainda que, até quando vitima de imprevistos desastrosos, as coisas sempre se resolveram ao final. As vezes não da melhor forma possível, mas nunca da forma catastrófica que esperava. Isso me faz acreditar que em nosso caminho impera um equilíbrio delicado, com a vida nos derrubando com uma mão e nos levantando com a outra. E isso me anima e me dá esperança de sobreviver aos inúmeros imprevistos que ultimamente me apareceram e certamente continuarão a aparecer.  Só espero conseguir manter isso em mente quando os momentos difíceis surgirem!

Abraços e até a próxima!


Comentários